quarta-feira, 12 de outubro de 2011

O Caminho da Espada

Ao derrotar seu último inimigo na Segunda Grande Guerra, os EUA conseguiram finalmente sair vitoriosos do maior conflito armado da Humanidade. O Japão havia sido seu último e mais ferrenho adversário nesse conflito que para sempre será lembrado nas páginas dos livros acadêmicos. Vitoriosos, os americanos impuseram aos japoneses diversas censuras politicas e sociais, incluindo o banimento de qualquer Força Armada. Por causa disso, o Japão hoje não possui exercito algum capaz de ameaçar o Ocidente.

No entanto, mesmo sem exercito algum, o Japão não deixou esfriar aquele antigo espirito guerreiro que o moldou por milênios. Suas Artes Marciais, orgulho máximo de sua cultura antiga, ganharam ainda mais força e relevância nos anos do Pós-Guerra. Ironicamente, os americanos vencedores, se deixaram vencer por aquela inigualável beleza cultural. Desta forma estava dado o passo inicial para a silenciosa invasão oriental na cultura americana, e brasileira.

Daí vieram Samurai X, Dragon Ball e Cavaleiros do Zodíaco. Desenhos japoneses que marcaram a vida de milhões na década de 90, não apenas nos EUA, mas no Brasil e em todo o resto do mundo. Assim como os Poemas de Homero no Séc. VI a.c, assim como os sonetos de Dante no Séc. XIII, assim como as operas de Mozart no Sec. XVIII e assim como os filmes Norte Americanos no Séc. XX, os Mangas influenciaram toda uma geração de jovens, crianças e adultos.

Porém nenhum destes Mangás aqui citados, é capaz de se igualar em grandeza e beleza a Vagabond, um genuíno e majestoso Mangá de Samurais.

Vagabond se baseia na vida de Myamoto Musashi, considerado por todos o maior de todos os Samurais. Musashi, além de um profundo intelectual, é um verdadeiro mestre no Caminho da Espada, um homem dedicado ao Desenvolvimento Pessoal através da Espada. Algo estranho para a lógica Ocidental, porém completamente plausível para a Filosofia Oriental, sustentada pelos fundamentos do Budismo.

O enredo vai da juventude perturbada do jovem Takezo (Seu Antigo Nome), até o confronto definitivo com seu maior rival: Sasaki Kojiro. Ao longo da história, o jovem Musashi lança-se numa tempestade de duelos mortais e batalhas alucinantes, porém ele também perceberá que este caminho o levará a desgraça, caso não possa conter sua inevitável ânsia por matar

Considerado pelos críticos e pelos próprios japoneses como um dos maiores Mangas de todos os tempos, Vagabond se eleva acima da própria Arte, colocando-se entre as maiores obras Orientais já vistas. Seu autor, Takehiko Inoue, juntou um traço inconfundível entre a busca pela verdade e a perfeição do Samurai Japonês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário